Psicologia Junguiana
Psicologia Junguiana
Identificada como psicologia analítica, essa abordagem é embasada nas idéias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung , a mesma busca compreender a mente humana e sua complexidade, através de uma analise geral do individuo.
Seus conceitos serão apresentados abaixo:
Inconsciente coletivo: Construído a partir do conjunto de aspectos individuais r coletivos. Segundo Jung , o inconsciente é representado por padrões os quais são caracterizados por arquétipos( são as imagens mentais que guardamos em nosso inconsciente coletivo, que estão enraizadas na parte mais profunda da mente humana e que se reflete em nossa forma de ser e agir.), influenciando nossas emoções, pensamentos, comportamentos e opiniões de maneira sutil que não percebemos.
Animus e Anima: Descritos por Jung como parte do inconsciente coletivo, eles ficam reprimidos no inconsciente das pessoas. O Animus é referente à energia masculina presente na mulher, já o Anima é a energia feminina existente no homem, cada um transcendendo a psique pessoal.
Sombra à Elementos que residem no nosso inconsciente, porém não adentraram na personalidade, por serem consideráveis inaceitáveis são negados. Jogados em uma espécie de sombra por medo ou vergonha eles ficam adormecidos, mas ainda estão ali, pode ser negativo, como também uma qualidade positiva, o Psiquiatra Jung acreditava que tanto as qualidades quanto defeitos são necessários, pois trabalhados de forma unânime promove seu potencial.
Sonhos: Assim como Freud, Jung considerável a importância dos sonhos como aquilo que
está escondido na psique humana, porém Jung acreditava que o sonhos retratava como uma
forma de deixar transparecer a verdade interior. Sendo
necessário a decodificação dos símbolos para entende-los por completo.
Tipos
psicológicos :Segundo Jung, as linhas de personalidade
sucedem da forma como utilizamos as nossas capacidades mentais.
Máscaras: Outro arquétipo chamado persona é como nos portamos diante da sociedade uma espécie de personagem e quem é julgado pelos outros. Usamos mascara em cada situação para sentirmos amados, incluídos e respeitados. Para se redescobrir é necessário derrubar esse personagem ilusório e encontras os verdadeiros traços de sua personalidade.
Como a terapia da psicologia analítica funciona?
O paciente e o terapeuta trabalham em conjunto, buscando a essência do individuo e seu lugar no mundo, não possui um caminho concreto, visto que para Jung cada ser é único, e seguir os caminhos de acordo com a singularidade do individuo.
Quando devo
procurar a psicologia analítica?
Indicada para qualquer individuo, seja para se autoconhecer
ou tratar de situações que se veja prejudicado, como mencionado os conceitos
acima; o inconsciente coletivo, Animus e
Anima, Sombras, Sonhos, Tipos de personalidade e Mascaras a diversos fatores
para procurar a terapia analítica.








Comentários
Postar um comentário