Atuação do Psicólogo - Parte 2
Psicologia Escolar
A
psicologia escola é o campo de estudo da psicologia que se desenvolve junto a
área da educação para possibilitar melhorias nos ambientes educacionais.
Foi
graças ao desenvolvimento da psicologia enquanto ciência, que através de novos
estudos ocorreu a necessidade de mudanças da forma como a área estava
introduzida nas escolas.
Desse
modo, o profissional inserido na psicologia escolar tem colaborado de forma significativa
na melhora do desempenho dos alunos, o que como consequência possibilita um
ambiente escolar saudável, tanto para os alunos quanto para os professores e
funcionários, possuindo um papel importante no desenvolvimento e na
aprendizagem.
Dentre
as atribuições do psicólogo escolar estão também o cuidado com toda a prática
que é realizada, o desenvolvimento de avaliações, diagnósticos, intervenções,
prevenção, etc. Em sua atuação, o psicólogo escolar deve possui um olhar também
ao corpo docente, discente, equipe técnica e a direção, pois assim poderá alcançar
resultados positivos, deixando de apenas culpar o aluno pelos impasses do
ambiente escolar.
Psicologia Organizacional do Trabalho
A
psicologia organizacional surgiu durante a revolução industrial, visto que era
conhecida como Psicologia Industrial. Nesse contexto, se tinha como foco o
aumento da produtividade dos funcionários, e claro, dos lucros que a empresa
poderia ter.
Mais
tarde, esse campo de estudo foi denominado de Psicologia Empresarial ao qual
deu maior ênfase a saúde e a qualidade de vida dos funcionários. Graças as
transformações na área de relações do trabalho, a psicologia empresarial ganha
uma nova forma de interpretação, sendo chamada de psicologia organizacional,
sendo um estudo dos acontecimentos psicológicos que são vivenciados nas
organizações.
Esse
profissional tem como estudo os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser
humano, por meio de análises comportamentais e psicológicas, dos valores e
ideias que o colaborador possui.
Psicopedagogia
A psicopedagogia,
como já podemos imaginar, vem da junção dos saberes de duas áreas, sendo a
psicologia e a pedagogia.
Seu
objetivo é só um: compreender todo o processo que leva o indivíduo a aprender e
a construir o conhecimento, pois desde nosso nascimento, somos expostos a um
universo de possibilidades, estando sempre em constante aprendizagem.
O
profissional dessa área tem a oportunidade de distinguir os problemas apresentados,
podendo ser mental, social, físico e mesmo emociona, sendo desde pequenas dificuldades
até mesmo transtornos, também é possível decifrar a origem de tais dificuldades
e encontrar da melhor alternativas para melhorar o processo de ensino,
garantindo a aprendizagem através de conteúdos que possam ser absorvidos e
compreendidos.
O
psicopedagogo pode atuar nas diversas áreas como: escolas, empresas, clínica ou
consultório e uma outra opção é prestar assessoria a empresas e inclusive em órgãos
públicos.
Psicologia do Esporte
A
Psicologia do Esporte é uma ciência, e ao contrário do que se chega a pensar,
esse campo estuda os comportamentos de pessoas envolvidas dentro do contexto
esportivo e de exercício físico.
O
profissional dessa área tem como objetivo entender os diversos fatores
psicológicos que possam manipular o desempenho físico e entender como a
participação nessas atividades também possa afetar o desenvolvimento emocional,
a saúde e o bem-estar do indivíduo que está inserido nesse ambiente.
A atuação
do profissional da psicologia do esporte pode ser: esportes de alto rendimento;
práticas de tempo livre; esporte escolar; iniciação esportiva; reabilitação e
projetos sociais.
Na
área esportiva se busca ampliar as principais aptidões psicológicas para um bom
desempenho.
A Psicologia Clínica
A
psicologia clínica é o ramo da psicologia que visa estudar os transtornos
mentais e suas manifestações psíquicas.
A
clínica tem o seu espaço para entender ao outro em sua singularidade, ouvi-lo,
conduzir e apontar caminhos a fim de possibilitar alivio emocional, etc.
O
psicólogo é o profissional conciliador que proporciona o encontro do indivíduo
com si mesmo através da fala.
Se
esclarece que a clínica é direcionada as diversas demandas, bem como crianças,
adolescentes, adultos, idosos, e visa ajudar e auxiliar na recuperação do
indivíduo em sofrimento psíquico, reestruturando o bem-estar na promoção da
saúde.
Seus
benefícios são variados, entre eles estão o autoconhecimento que é a visão do
eu, seus limites e extensões, autocontrole seja nas suas emoções ou expressões
dela, enxergar suas habilidades desenvolvendo a inteligência emocional, um novo
sentido à sociedade cria vários estereótipos e preconceitos. À terapia irá
auxiliar possibilitando uma perspectiva de vida se livrando de julgamentos,
percepção de relacionamentos, compreendendo suas qualidades e complexidades, o
empodeiramento pessoal, viabilizando seu desempenho na sua rotina e o amor
próprio.
Psicologia do Trânsito
A
psicologia do trânsito é a área em ascensão e vem ampliando cada vez mais o seu
campo de atuação e conhecimento, que possui como intuito o estudo do
comportamento humano no cenário do trânsito, com base no compromisso social na
intenção de estipular uma relação harmônica entre o indivíduo e o seu meio de
ambiente, sendo investigado a partir de processos externos e internos, e de fenômenos
conscientes e inconscientes que decorrem nesse contexto.
Para
que se gere comportamentos adequados no trânsito, é necessárias ao menos três
condições, sendo:
ü A
presença do estímulo que possa ser observado e percebido;
ü Um
organismo com condições de perceber e;
ü O
conhecimento prévio dos sinais e normas que necessitam ser seguidas.
Em
outras palavras, é necessário uma série de fatores em conexão que serão
determinantes na totalidade das ações no trânsito, sendo que o comportamento no
contexto do trânsito é algo que envolve um entendimento de todas as pessoas que
se movimentam, independentemente de sua idade, sexo, condição sócio econômica,
profissão ou nível de instrução, envolvendo uma complexidade de fatores.



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