Psicologia do desenvolvimento foco em Vigotsky
“Através dos
outros nos tornamos nós mesmos.”
Fundador do Socioconstrutismo e pensador russo
Lev Semionovitch,estudou as interações o desenvolvimento e a aprendizagem do
ser humano, apesar de sua morte precoce com apenas 37 anos , ele trouxe
colaborações na área da educação, impactando o pensamento pedagógico.Suas
teorias tem como base a interação social, visto que no Construtivismo, à teoria
do amadurecimento biológico.
Primeiramente
se tratando do pseudoconceito que se
interpreta como conhecimentos espontâneo, através de observações , e são
embasados nas aparências , superstições e experiência pessoal.Cabe o papel da
escola, fragmentar esse pseudoconceito, trazendo o conceito verdadeiro fundado
em pesquisas cientificas, permitindo uma melhor visão da realidade.
Outro teoria importante de Vygotsky, é a ZPD
que significa Zona de desenvolvimento proximal esclarece , como o campo da
aprendizagem do indivíduo, dividida em três alicerces o que ele já sabe, e está
na zona real, o que se pode aprender , está na zona de desenvolvimento
proximal, por meio da ajuda de alguém, e o que não se pode aprender que se
encontra fora da zona do indivíduo , Vygotsky, também estou as brincadeiras e
qual o seu papel na formação da criança.



Comentários
Postar um comentário