Psicologia do desenvolvimento foco em Vigotsky





 


                           “Através dos outros nos tornamos nós mesmos.”

 

 

 

Fundador do Socioconstrutismo e pensador russo Lev Semionovitch,estudou as interações o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano, apesar de sua morte precoce com apenas 37 anos , ele trouxe colaborações na área da educação, impactando o pensamento pedagógico.Suas teorias tem como base a interação social, visto que no Construtivismo, à teoria do amadurecimento biológico.

 Primeiramente se tratando do pseudoconceito  que se interpreta como conhecimentos espontâneo, através de observações , e são embasados nas aparências , superstições e experiência pessoal.Cabe o papel da escola, fragmentar esse pseudoconceito, trazendo o conceito verdadeiro fundado em pesquisas cientificas, permitindo uma melhor visão da realidade.

“O aprendizado é mais do que a aquisição da capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas.”

 

 

Outro teoria importante de Vygotsky, é a ZPD que significa Zona de desenvolvimento proximal esclarece , como o campo da aprendizagem do indivíduo, dividida em três alicerces o que ele já sabe, e está na zona real, o que se pode aprender , está na zona de desenvolvimento proximal, por meio da ajuda de alguém, e o que não se pode aprender que se encontra fora da zona do indivíduo , Vygotsky, também estou as brincadeiras e qual o seu papel na formação da criança.

 

Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.


Comentários

Postagens mais visitadas